Com o advento do isolamento social provocado pela pandemia do novo coronavírus, muitas empresas foram obrigadas a adotar o home office em 2020. Foi a solução encontrada pelos empresários para evitar quedas na produtividade e manter seus negócios funcionando. Em muitos aspectos, a prática funcionou tão bem, que até hoje boa parte das empresas e dos colaboradores preferem exercer suas atividades de forma mista ou totalmente remota. Com isso, a próxima pergunta para qualquer empreendedor é: como liderar e motivar minha equipe remotamente?
A transição do trabalho presencial para o home office pode gerar muita confusão entre os colaboradores, colocando em risco os resultados da empresa. Entre os principais desafios da gestão à distância destacam-se:
Ferramentas de comunicação;
Recursos certos;
Programa de responsabilidade;
Funções e tarefas claras;
Tempo de entrega das tarefas (definição de horários);
Acompanhamento do desempenho de funcionários;
Coesão da equipe;
Fazer com que todos se sintam parte da equipe.
Dicas para melhorar a gestão em home office:
1) Tenha clareza em sua comunicação: Busque ser o mais objetivo possível ao definir processos e comunicar objetivos à distância. É fundamental garantir que todos estejam plenamente cientes do que é preciso fazer e dos resultados que a empresa espera de seus colaboradores.
2) Organização e planejamento são itens primordiais na lista de um bom gestor de uma equipe remota: o líder precisa definir metas antecipadamente, pensar e planejar com cuidado, para conseguir dividir as tarefas e manter o pessoal focado.
Sempre converse com a equipe sobre prazos e tarefas.
Se os funcionários já têm segurança sobre o que fazer, solicite que concordem ou acordem novos prazos. Se não, combine formas de aprenderem a fazer melhor e ensine como realizar a tarefa.
Trabalhe com delegação, autogestão e confiança: deixe claro que é esperado que os funcionários trabalhem por conta própria e que demonstrem iniciativa.
3) Promova a autogestão: os colaboradores precisarão trabalhar de forma mais independente no home office. Incentive que organizem suas atividades, agendas, pausas e horário de trabalho dentro do que foi estabelecido e respeite essa autonomia. Crie uma rotina de trabalho bem estabelecida aos colaboradores: defina horários para início e término do expediente, com pausas para almoço e descanso. Combine também um horário para reuniões de videoconferência, assim os fluxos ficam mais organizados e as entregas não são comprometidas.
4) Defina os canais de comunicação oficiais junto à equipe: use grupos em aplicativos de mensagens, ferramentas e plataformas de trabalho e faça uso dos mesmos assim como se faz dos sistemas e processos presencialmente. É preciso adaptar a gestão e manter o controle.
5) Estabeleça reuniões em horários definidos e crie indicadores para verificar o andamento das tarefas.
6) Adapte o planejamento para o trabalho remoto: redefina estratégias, metas e objetivos, pois a maneira de trabalhar mudou, mas o cenário econômico, as necessidades dos clientes, preços, logística e diversas outras variáveis também.
Reuniões são fundamentais
Na gestão à distância, você pode fazer uso de ferramentas tecnológicas para integrar melhor os colaboradores, facilitar a comunicação e acompanhar o desempenho das equipes. Uma forma de gerenciar metas e motivar a equipe remotamente são as reuniões periódicas. Nesses encontros, via videoconferência, o gestor apresenta os resultados dos indicadores de desempenho, mostra para os colaboradores o que pode melhorar e esclarece dúvidas.
Nas reuniões, o gestor deve reconhecer os esforços que têm contribuído para os resultados positivos da empresa, fortalecendo seu relacionamento com a equipe. Os feedbacks também podem ser individuais e mais personalizados.
Agora que você já sabe como se tornar um bom gestor à distância, coloque essas dicas em prática e mantenha a produtividade da sua equipe nas alturas.