Saiba quais cuidados tomar ao abrir uma franquia
Esclareça alguns pontos antes de abrir este tipo de negócio, é importante se informar sobre alguns pontos entre franquia e franqueado.
Esteja atento ao tipo de negócio em que você vai entrar, para saber os desafios que irá enfrentar e também para ter ciência de que a empresa é séria. Veja quais cuidados tomar:
Pesquise o histórico da microfranquia;
Busque informações sobre franqueadora;
Como surgiu;
Sua trajetória até agora;
Quanta experiência tem com o negócio;
Quando o negócio começou a ser franqueado.
Na Circular de Oferta de Franquia (COF), você pode encontrar informações sobre a microfranquia. Mas, se informar com pessoas que já conheçam o negócio também ajuda nesta pesquisa.
Imagem da marca da microfranquia
Procure avaliar qual é a imagem que a empresa tem no mercado e o quanto é divulgada e conhecida na cidade em que você pretende abrir sua microfranquia. Se a marca for recente no mercado, avalie as prospecções da empresa. A imagem que ela construirá deve ser positiva, para se estabelecer e passar a ser conhecida em sua região.
Faturamento
Levante informações sobre quanto uma unidade de microfranquia pode faturar , o quanto se paga de impostos e de taxas à franqueadora, quais são os custos e despesas da operação e quanto sobra no final do mês.
Estas informações podem ser conseguidas com a empresa, é válido considerar que as informações dadas pela franqueadora são baseadas em valores médios, que podem variar de unidade para unidade e que dependem do esforço e da dedicação empenhados no serviço, além de fatores de mercado.
Documentos legais
Os documentos legais envolvidos na relação entre a microfranquia e a franqueadora são a Circular de Oferta de Franquia e o contrato. Estes documentos devem ser lidos com atenção, de preferência, na companhia de um advogado que tenha experiência com franchising , antes de se comprometer com qualquer obrigação.
A Circular contém informações sobre o tipo de negócio, pré-requisitos, regras, áreas de atuação, taxas a serem pagas, investimento e fornecedores. Este documento define o que é a microfranquia que você está comprando, seus direitos e obrigações.
Relação com microfranqueados
A participação e relação entre franquia e franqueado deve ser esclarecida desde o primeiro momento. Veja, de forma resumida, a responsabilidade de cada parte em uma rede de franquias:
Franqueadora
Desenvolvimento e atualização do conhecimento e das técnicas de gestão e operação do negócio, assim como dos produtos e serviços do negócio;
Aplicar treinamentos para a rede de microfranquias, desde que previsto na Circular e no contrato;
Cuidar do marketing da marca e divulgação em nível nacional;
Oferecer consultoria de campo, por meio de visitas periódicas às microfranquias e contatos à distância, para apoio e suporte;
Acompanhar o mercado, avaliar tendências, gerar informações relevantes para a rede e tomar decisões estratégicas que permitam a rede manter diferenciais competitivos.
Franqueados ou microfranquias
Implantar sua unidade franqueada;
Participar de todos os treinamentos realizados pela franqueadora;
Cuidar da equipe de sua unidade franqueada;
Operar sua unidade;
Fazer a gestão da unidade;
Pagar as taxas previstas (inicial ou de franquia, royalties, marketing e outras);
Fazer a divulgação local de sua unidade, assim como participar das campanhas de marketing da rede;
Cuidar da imagem da marca em sua região de atuação.
Capacitação e conhecimento sobre a microfranquia
É importante que haja um tratamento inicial para que você possa se preparar para lidar com o novo negócio. Por isso, verifique como e quando ocorrem treinamentos e capacitações da franquia para se programar;
Um material de apoio com informações, como um manual sobre a franquia, deve ser repassado ao franqueado;
Outro ponto é importante é a capacitação da equipe, caso exista, os colaboradores precisam estar por dentro das tendências do setor em que atuam para trazer inovação para o negócio.
Suas expectativas com o negócio
Para não se frustrar com a realidade do seu novo negócio, você precisa entendê-la antes de iniciar esta caminhada. É muito comum que um franqueado crie expectativas que não serão atendidas pela franquia por falta de informação.
Renda do negócio X nível de vida do franqueado
Avalie o quanto a microfranquia poderá lhe gerar de renda e se isso supera seus gastos pessoais ou de família;
Até se desenvolver, é normal que o lucro da empresa seja baixo ou que se tenha algum prejuízo.
Promessas da franqueadora X o que será oferecido na prática
Todos os benefícios e qualquer suporte prometido pela franquia deve ficar claro para as duas partes, para que não ocorram enganos quanto a isto. Uma boa maneira é verificar a circular da empresa, onde tudo deve constar antes de ser fechado o contrato.
Risco de perda de capital investido X segurança de um emprego
Numa franquia, como em qualquer outro negócio há o risco de se perder dinheiro. No entanto, com uma microfranquia as chances de sucesso são bem maiores por não partir do zero, mas existe o risco de não dar certo;
O microfranqueado deve estar ciente disto e se dedicar para que seu trabalho possa render. O segredo é dedicação.
Lista de perguntas para você fazer para a microfranquia
Quantas unidades próprias a franqueadora tem e há quanto tempo existe?
Qual a estrutura da franqueadora voltada para atendimento e suporte aos
microfranqueados?
Quantas unidades a franqueadora pretende abrir nos próximos anos e em quais cidades?
Qual a regra de localização das unidades da rede? Qual a distância mínima que será respeitada para abertura de outras unidades da rede em uma mesma cidade?
O microfranqueador poderá exercer outras atividades profissionais além da franquia ou terá que se dedicar exclusivamente? Em quais horários ela deve funcionar?
Quais os tipos de suporte que serão oferecidos pela franquia ao microfranqueado?
Existe um fundo de marketing formado por taxas pagas pelo microfranqueado e como este dinheiro é aplicado?
A marca faz vendas pela internet? Os microfranqueados têm algum envolvimento direto nestas vendas? Os microfranqueados também podem fazer vendas pela internet?
Preciso contratar funcionários ou posso trabalhar sozinho?
Qual o retorno do investimento no negócio (qual a estimativa de tempo em que eu devo recuperar o valor investido no negócio)?
Se eu trabalhar todos os dias e me dedicar bastante, quanto eu posso faturar com a microfranquia, e quanto deve me sobrar de dinheiro pra levar pra casa no final do mês?
Qual o valor total que eu vou precisar para abrir a microfranquia e me manter (a mim e à minha família – quando for o caso) até que eu consiga viver do lucro do negócio?
Eu tenho que ter todo o dinheiro necessário para abrir a microfranquia ou posso pegar empréstimos?
O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do seu estado – Sebrae, apoia aos pequenos negócios. Então, confira no Portal Sebrae outros assuntos que vão ajudar seu negócio a crescer ainda mais.
fonte:https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ufs/ap/artigos/saiba-quais-cuidados-tomar-ao-abrir-uma-franquia,3b91ee26e64b1610VgnVCM1000004c00210aRCRD